Algumas características das formas de organização dos movimentos feministas e movimentos de mulheres

“As práticas feministas, através de encontros entre mulheres, ações políticas e produção de conhecimento das mais diversas, têm caminhado para vários sentidos. Dentre alguns dos elementos praticados e notáveis não apenas no Brasil, mas, ao redor do mundo e em vários momentos históricos, destaco os que vêm estruturando a produção de epistemologias feministas, através de práticas e teorias. Encontros presenciais, fortalecimento de laços afetivos e de entendimento sobre a realidade, manifestações de rua, trocas teóricas em formações e cursos, organização e estruturação de movimentos sociais, criação de redes de solidariedade e de atuação política, projeção das mulheres nos espaços públicos e de tomada de decisões, além de produção de material escrito, audiovisual e cênico, ou seja, processos de constituição de epistemologias feministas, têm se estruturado a partir dos seguintes elementos e ações:

1) Concretização de espaços seguros, ou seja, espaços somente para mulheres, ou, espaços inclusivos de mulheres. Tais espaços promovem a ausência do elemento de dominação no patriarcado -ou seja, os homens –e logo, maior possibilidade de mulheres produzirem discursos além das relações de dominações patriarcais. Porém, atentas para as relações de dominação provenientes das relações de poder de certasclasses sociais e raças/etniassobre outras.

2) Mulheres falam de si e de suas experiências;

3) Mulheres reconhecem a história de outras mulheres como importantes e relevantes para serem debatidas e reconhecidas;

4) Mulheres falam de situações que violentam todas as mulheres, de formas diferentes e a partir de diferentes perspectivas;

5) Mulheres falam de situações que oprimem algumas mulheres, mas, outras não. E sobre isso, questionam sobre os privilégios existentes em grupos dominantes, a partir de contextos estruturais de classe, raça, orientação sexual e/ou outros, e propõe novas realidades;

6) Mulheres se colocam como sujeitos da história e produtoras de discurso.

7) Mulheres produzem conhecimento sobre temas explicitamente relativosagênero e à situação da mulher no patriarcado;

8) Mulheres produzem conhecimento sobre vários temas, principalmente aqueles não associados às mulheres no patriarcado;

9) Mulheres praticam o que não é socialmente visto como pertencente ao feminino e às mulheres;

10) Mulheres evidenciam realidades vividas por elas, dissociadas das imagens dominantes difundidas sobre as mulheres:mulheres velhas, mulheres gordas, mulheres não-feminilizadas, mulheres com deficiência e assim por diante;

11) Mulheres falam sobre mulheres que contribuíram de forma significativa para a história, tanto aquelas presentes hoje, como aquelas temporal e espacialmente distantes, mas, que não são relembradas pelas historiografias oficiais;

12) Mulheres se propõema agir e lutar pelo fim das desigualdades e violências que atingem todas as mulheres, de todas as raças, classes, territórios.”

Trecho da dissertação da mestrado de Daniela Alvares Beskow “O discurso das mulheres na cena paulista de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”. Orientação: Profa. Dra. Lúcia Regina Vieira Romano. Defendida em junho de 2017 na Universidade Paulista (UNESP). Página 152 até 156. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/152099/beskow_da_me_ia_sub.pdf?sequence=6&isAllowed=y