Feminilização é um processo de violência

Assista ao video no Instagram ou Youtube

Sinopse:

Feminilização é um processo social de dominação, exploração e violência contra as mulheres A feminilização é uma ferramenta do patriarcado para justificar e naturalizar essa violência. A feminilização associa de forma direta e necessária a realidade biológica dos corpos das mulheres à realidade social de violência contra as mulheres, expressando realidade biológica em interpretação patriarcal sobre como mulheres devem se comportar, se vestir, como devem agir, que espaços devem ocupar e atividades devem exercer. O processo de feminilização associa de forma direta e necessária pessoas do sexo feminino à pessoas que devem ser submissas, não-assertivas e que não devem tomar decisões coletivas.
Podemos pensar as mulheres que questionam essas violências e realizam ações individuais e coletivas contra essas violências, como “mulheres que não correspondem aos padrões de feminilidade”.
Mulheres que não correspondem aos padrões de feminilidade não são mulheres masculinas. É conceitualmente contraditório afirmar que mulheres podem ser “masculinas”, já que o masculino é uma ideia associada aos homens.

Daniela Alvares Beskow

02 de setembro de 2021